terça-feira, 7 de abril de 2009

A Eternidade ou a Juventude ou a Imortalidade

Longevidade

O ser humano preocupa-se penso que desde sempre com este aspecto da sua existência, e questiono-me porquê?
Será o medo de de um momento para o outro deixar de existir e passar a ser uma incognita?
Será o mistério de algo que se desconhece que nos fascina mas deixa também fragilizados?
Será a nossa forma egocentrista e egoísta de continuidade que não nos deixa aceitar o fim?
O que existe em nós que nos coloca na buscar incessante de algo que nos prolongue a vida, para além dela mesma.
Muitos são os filmes que debatem e forma mais ou menos séria esta nossa faceta mecânica de ser. Aliás se estou agora aqui a escrever deve-se a um episódio que uma serie que por acaso me consegue manter atenta durante todos os episodios que sejam imitidos na minha singela e piquena presença, falo da serie "Supernatural", gosto, porque talvez um dia tenha sido uma lunática de filmes de terror, que hoje está mais controlado o devaneio, sim porque de facto era algo de grande; dos quais a maioria deles exerce foco exactamente no que aqui me foco, a eternidade de uma vida, agora como se mantem essa longevidade isso são outros tantos...
Puxando ainda os filmes, temos Frankeinstein, toda a gente já deve ter visto pelo menos um filme, não importa se viram aquele mais antigo a preto e branco ainda, onde tudo é assustador, pela música pelo cenário mais pobre, pela forma teatral como se representava, pelas expressoes mais macabras que se oferiam na tela, até aos de hoje que de assustadores pouco ou nada têm, confesso que até por vezes tenho um certo dó e pesar pela personagem, bem mas continuando na minha deambulação pelo assunto em si, a verdade é que ali se procurava a perfeição, o Homem perfeito, a vida perfeita, e com isso também uma eternidade ou imortalidade do ser.
Depois temos os que procuram a fonte da juventude, que se tratará ou não de uma fonte de água com características especiais que prolongam a vida, dando a juventude como uma garantia.
Temos também os pactos com um senhor dito cujo cornudo, o qual não escreverei sequer seu nome, pois o meu asco não mo permite.
Temos também as gentis mordidelas nos pescoços brancos, espectantes pela mordidelazita mais sangrenta de um ou mais Vampiros, o que dará ao mordidos caracteristicas muito especiais...
Formulas quimicas também as há, que criam um liquido quase sempre azul claro, assim uma especie de seiva vinda não sei de onde, estou-me a lembrar de "A Morte Fica-vos Tão Bem" com Bruce Willis e as suas duas meninas mulheres que lutam andas pela atenção do dito cujo senhor, fazendo a compra do tão frasquinho da fonte (mais uma vez a fonte) da juventude e eternidade, chegando ambas a perder pedaço a pedaço do corpo mas nunca a vida, o mesmo que opta por envelhecer, morrer mas nunca deixar de ser.
Agora saindo um pouco desde ambito cinematografico e passando à nossa realidade, quantos cremes para se manter uma pele jovem, imensos, eu mesma já comprei alguns, mesmo quando nem rugas de expressão tinha, ah pois é, arriscando-me a ter uma pele de dentro do útero de minha mãe, sim porque se sem rugas se usa, só podemos aos poucos começar a ter pele de bebé, e depois disso de embrião, penso eu, lol...
Desde comprimidos para isto e aquilo, mas resultados raramente se notam.
O botox, ou cologénio que agora está tão na moda.
As operações a isto e aquilo, o puxa e estica, e puxa e puxa, de forma que ficarmos tão puxados que realmente a palavra longevidade se pode aplicar até onde a pele se estica (longe) e estica e estica... Agora parecem realmente mais novas/os ou esticadinhos? Vamos comparar uma camisa acabadinha de sair da máquina de lavar, toda enrrogada, seca e tal, passamo-la a ferro, deixou de ter vincos, mas ficou mais nova? I don't think so.
Viram hein a minha analogia drástica, reduzo tudo a coisas domésticas.

E agora digam-me porque nos preocupamos tanto com isto? Qual é o verdadeiro medo que se esconde? Será que a fragilidade do Homem está no curto espaço de tempo que este julga ter?

Eternidade
"é um conceito filosófico que se refere no sentido comum ao tempo infinito; ou ainda algo que não pode ser medido pelo tempo, porquanto transcende o tempo. Se entendermos o tempo como duração com alterações, sucessão de momentos, a Eternidade é uma duração sem alterações ou sucessões." in Wikiquote

Imortalidade
"é um termo utilizado para designar uma vida ou existência indestrutível, que se auto sustém." in Wikiquote

E para acabar o que farias se a fonte de toda a juventude existisse mesmo, e se te dessem a escolher te-la, o que farias?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Welcome Life, Feel Free To Say...